29.4.10

ELETROPAULO - Capítulo 1: a visita do funcionário a serviço a Eletropaulo mentiroso.

Antes de começar a ler, pegue um chá ou um café, se for fumante um cigarro, pois a novela é longa.

São Paulo, 29 de abril de 2010. quinta-feira

Capítulo 1: a visita do funcionário a serviço a Eletropaulo mentiroso.

Estava eu, entre 9 e 10 horas da manhã, realizando o meu trabalho como locutora de uma rádioweb, quando de repente cai a luz. Como a Companhia que me fornece energia rotineiramente realiza manutenções onde o serviço é simplesmente desligado (obviamente que nunca ouve uma comunicação informando que o serviço será cortado e, afinal, porque as empresa deveria em fazer se não está em alguma lei? Para que tratar bem o cliente, afinal, já que existe um monopólio nesse país belíssimo e tropical que moramos???). Ent;ao, me dirigi até a frente da minha residência, onde também é o meu local de trabalho e vi um funcionário da empresa terceirizada descendo de um poste. Então, perguntei a ele:
- Tu desligou a luz?
E ele responde:
- Sim.
E eu:
- Por que???
- Desce aqui para conversarmos.
Desci então para tentar entender o que estava acontecendo. Conversei então com o funcionário da empresa Selt Engenharia, terceirizada da Eletropaulo, que não me forneceu o seu nome. Ele me informou que o procedimento foi realizado porque a outra empresa terceirizada, que faz a leitura do relógio não estava tendo acesso à leitura. Eu então expliquei que estamos com um problema com a Eletropaulo, pois desde setembro de 2008 a tal empresa não vem fazer a medição da luz, que já temos alguns protocolos de reclamação, pedi “pelamordedeu” pra religar a luz, pois quem me conhece sabe que eu trabalho em casa e preciso de energia elétrica para funcionamento da internet e computadores. A resposta: primeiro, um sarcasmo:
- Infelizmente esse é o problema do monopóleo, senhora.
Depois, uma Explicação:
- Eu não posso realizar esta ligação, pois é uma outra empresa que realiza e, se eu fizer, posso perder o meu emprego.
Perguntei então porque ele não tocou a campainha para avisar que a energia seria cortada, e ele:
- Eu toquei diversas vezes, mas ninguém atendeu.

Pausa.

Primeira mentira do funcionário da Selt Engenharia: ele NÃO tocou a campainha, pois esta funciona muito bem obrigada. Aliás, a senhora que realiza a limpeza aqui em casa tocou hoje pela manhã e nós ouvimos. Os carteiros, quando precisam da assinatura para o recebimento de alguma correspondência, tocam e nós ouvimos. Nossos amigos e familiares, quando vem nos visitar, tocam e nós também ouvimos.

Voltando.

O “técnico” então me deixou um documento da Eletropaulo de “Aviso de Suspensão de Fornecimento”, onde estão marcadas as seguintes justificativas para o corte:
1. Deficiência técnica e/ou de segurança nas instalações da unidade consumidora, oferecendo risco iminente de danos às pessoas ou bens, inclusive ao funcionário a serviço da Eletropaulo.
2. Impedimento ao acesso para leitura do medidor.

Pausa.
Em relação à deficiência técnica, em uma das ligações realizadas ao atendimento comercial da Eletropaulo (sim, foram muitas) no telefone 0800 7272120, realizado no dia 29/04/2010 com número de protocolo 44030398 foi informado que este item significa falta de leitura no local. O que complementa o segundo item marcado, Impedimento ao acesso para leitura do medidor. Essa é uma briga que temos com a Eletropaulo desde fevereiro de 2009, quando temos o registro da primeira reclamação realizada pela minha avó, com número de protocolo 302452601. Agora, o interessante, é que parece que só os funcionários a serviço da Eletropaulo não conseguem contato com os habitantes aqui de casa, ou será que eles não receberam um treinamento de como tocar uma campainha? Sim, porque o relógio para realização da leitura de luz fica localizado DENTRO da minha casa e SEMPRE foi assim. E a leitura era realizada, da seguinte forma: o responsável pela leitura tocava a campainha, uma pessoa ouvia (nunca morou um surdo nesta residência), descia, abria o portão liberando o acesso ao então funcionário e que realizava a leitura. Foi assim até o fim de 2008, e, após esse período, a leitura só foi realizada no local mais uma vez, em fevereiro deste ano, onde eu recepcionei o técnico, vi ele fazendo a leitura mas, para na nossa surpresa, a fatura veio novamente com o histórico de consumo zerado.
Alguns pontos:
- Sim, o relógio está funcionando, pois fazemos as leituras mensalmente;
- A informação da leitura NÃO FOI PASSADA À ELETROPAULO, afirmo isso porque em uma das ligações que fiz para a empresa no dia de hoje (eu comentei ali em cima que foram várias, lembra?), protocolo número 0044033428, a funcionária informou que não havia leitura nenhuma, a não ser a do dia de hoje. Caro leitor, nesta hora, eu não sei o que me deixou mais indignada: se o fato de um “técnico” da Eletropaulo ter vindo aqui realizar uma leitura no mês de fevereiro deste ano (lembrem-se que eu acompanhei este procedimento) e simplesmente constar como não lido no sistema da Eletropaulo ou o fato de constar uma leitura no dia de hoje, se o “técnico” não dirigiu-se ao local onde está o relógio, já que ele mesmo me informou que como a luz já estava cortada ele não poderia fazer a leitura e sim o técnico que iria fazer a ligação. Será que ele é parente do Superman? É, ele mesmo, lembra que ele tinha uma “visão de raio-x”?
Ainda em relação ao documento da Eletropaulo de “Aviso de Suspensão de Fornecimento”, ele foi entregue com TODOS OS CAMPOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA TERCEIRIZADA VAZIOS: Equipe Técnica, Data, Hora e Visto. Na hora em que recebi este papel estava tão atordoada pensando no prejuízo que causaria ficar sem comunicação no dia de hoje que nem percebi. Agora, é o fim da picada receber um documento sem estas identificações.
Nós em nenhum momento recebemos q informação da Eletropaulo que haveria um corte no fornecimento de energia. Já no contato onde eu consegui realizar uma reclamação junto à Ouvidoria da Eletropaulo (que eu garanto que não foi muito simples), com protocolo de atendimento 304323170, foi informado que a empresa expediu um aviso de desligamento no dia 25/04/2010. Por que então não recebemos esta notificação???

Voltando: não perca o próximo capítulo!

Um comentário: