26.9.10

Maus tratos com os animais pode, né?

A polêmica obra "Bandeira branca", de Nuno Ramos, com três urubus vivos expostos na 29ª Bienal de São Paulo, foi invadida por pichadores no fim da tarde deste sábado (25), dia de abertura da mostra ao público.
Justo. E sabem por que? "Bandeira branca" é composta por três grandes esculturas em formas geométricas, que lembram grandes túmulos. As peças são cercadas por uma tela de proteção que acompanha, de alto a baixo, a rampa e as curvas do prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No alto de cada uma delas, há poleiros que se parecem com chaminés, de onde as aves raramente saem e onde devem permanecer até 12 de dezembro. Agora, não venha me dizer que esses urubus foram criados em cativeiros: certamente foram capturados para "fazer parte" dessa obra de arte. Então, imagine você, é, você mesmo, um belo dia, indo para o seu trabalho e de repente um grupo de alienígenas, sem nenhum tipo de comunicação em comum, te captura e te confina num espaço de "exposição de arte", onde vários outros ETs vão lá te observar, junto com mais outras vítimas. Que tal?
Antes mesmo de ser exibida, "Bandeira Branca" se tornou alvo de protestos na internet. Um abaixo-assinado contra o trabalho reunia mais de 2.700 assinaturas no último sábado. Durante a manhã, ativistas ambientais protestaram em frente a instalação. Pela tarde, era possível ver cartazes de papel pedindo a soltura das aves. A fundação também salientou que a obra atende atende a todos os requisitos legais no que se refere ao trato e ao manejo dos animais. Ah tá.
Maus tratos aos animais pode, agora, livre expressão de opinião política não pode.
PORRA!
Quer saber: parabéns aos pichadores. E abram suas mentes, pois a pichação também é uma forma de expressão. Aliás, há tempos que viajo no seguinte: essa ação que é tão repudiada atualmente, é tão valorizada quando se trata do passado... Afinal, quem garante que, por exemplo, escritos encontrados nas cavernas, tão valorizados e estudados pelos nossos historiadores não foram obras de pichadores na época?

Um comentário:

  1. Anônimo12:09 AM

    Considerando o fato que tu usou a emoção para apostar que os animais não tem licença do ibama, para ti aquela obra não podia ser censurada esta devia?

    ResponderExcluir