7.5.10

Capítulo 19: Novo contato com a Ouvidoria da Eletropaulo

De posse dos 3 protocolos de reclamação realizados no atendimento comercial da Eletropaulo com o período para retorno com solução vencidos, entrei novamente em contato com a Ouvidoria da Eletropaulo. Foi um contato que durou cerca de duas horas e foi repleto de surpresas. Como diria o Jack, vamos por partes.
Para minha surpresa, a reclamação de número 304322437, referente ao desligamento indevido na energia elétrica eu não posso registrar na Ouvidoria, pois como eu fiz a reclamação na ANEEL são eles que agora estão tratando do assunto. É óbvio que quando fiz o primeiro registro de reclamação na Ouvidoria, o de número 304323170 eu avisei que iria registrar a denúncia na ANAEEL, em nenhum momento fui informada de que caso eu fizesse o registro nesse órgão eu teria que entrar em contato somente com a ANAEEL. Apesar de eu tentar exaustivamente que a reclamação fosse registrada, inclusive a essa altura eu já tinha perdido totalmente a minha compustura, ter pedido para falar com um Supervisor, alguém que realmente tenha condições de resolver todo essa caos gerado pela Eletropaulo. A atendente então informou que todos os coordenadores estavam em uma reunião. Insisti por várias vezes, inclusive falei que ela poderia me colocar no viva voz com todos esses coordenadores que estavam em reunião, para expor o caso. Afinal, acredito que não atendimento de solicitações de clientes e divergências de informações prestadas pela empresa sejam pautas desse tipo de reunião. Mas, infelizmente, meu pedido não foi atendido.
Depois de muita alteração (a essa altura eu já estava aos berros) consegui que pelo menos um dos protocolos de reclamação realizadas no setor comercial fosse registrado na Ouvidoria. Trata-se do número 304323801, terceiro que realizei no dia 29 de abril, pois constava no sistema uma "leitura real" que teria acontecido no turno da manhã, quando o funcionário a serviço da Eletropaulo desligou a luz. É, aquele que tem a visão de raios-x. O mais revoltante é que este ponto não constava na reclamação! A atendente da Ouvidoria ainda insistiu que se eu quisesse a gravação desta ligação, eu deveria entrar em contato com o setor comercial e eu expliquei que me recuso a fazer um novo contato com esta área, pois seria perda de tempo, afinal, porque eles atenderiam uma solicitação se nem mesmo as reclamações eles retornam??? E ainda mais uma descoberta! A reclamação do protocolo de atendimento número 0044000813, referente ao sumiço das informações dos protocolos de atendimento do contato que o meu pai fez em setembro de 2009 simplesmente não foi registrada!!! E ainda tenho que entrar em contato novamente por lá??? Fala sério!
No final da ligação, ouvi a campainha tocar e solicitei que a atendente aguardasse um instante. Para a minha surpresa, eram funcionários a serviço da Eletropaulo, da empresa JF Steel. Aproveitei para perguntar a eles porque o leiturista não estava vindo na minha residência. Me informaram que constava no sistema deles "ausência de moradores". Incrível! Protocolos gerados na Eletropaulo desde janeiro de 2009 e, além disso, a presença de um leiturista aqui, recebido por mim, em fevereiro deste ano e consta no sistema "ausência de moradores"! E a divergência de informações não pára por aí: lembram que na última quarta-feira, um funcionário também desta empresa, a JF Steel, veio até a minha casa e informou que a leitura que ele estava realizando não era a mensal, que eu deveria ficar atenta no dia marcado na conta de luz? E que baseada nessa informação eu registrei mais um protocolo de reclamação no setor comercial da Eletropaulo ontem, pelo não comparecimento do leiturista? Pois é, só que os funcionários da JF Steel me informaram hoje que aquela já foi a leitura formal. Isso! quanta divergência e desinformação. Quanto tempo perdido. Quanto retrabalho para a Eletropaulo e quem paga por isso??? Nós consumidores! Tenho certeza que pagaríamos tarifas mais baixas caso a empresa não precisasse contratar funcionários para "apagar incêndio" e registrar reclamações que não precisariam ser feitas.
E sabe o que é mais bizarro em tudo isso??? Que a ANEEL se equivocou ao registrar a informação no sistema e, consequentemente, um trabalhador que não tem nada a ver com esse "circo" está correndo risco de ser acusado injustamente. Mas isso é assunto para o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário